domingo, 29 de agosto de 2010

Ainda Marrocos!! Fez… cidade espiritual do Marrocos e cidade da arte e das ciências...

Estação de Trem em Fez e o grande Palácio Real!
Em Fez el-Jedid, a parte mais nova da medina, as grandes atrações são o Palácio Real, com suas imponentes portas e o mellah, o antigo quarteirão judeu, com suas sinagogas e cemitério.
Fez, a mais antiga das Cidades Imperiais do Marrocos, foi capital do país por mais de 400 anos (até 1912, quando a França decidiu mudar a capital para Rabat) e é o principal centro cultural e religioso do país. Fez abriga a mais antiga universidade do mundo, além de ser também a mais completa cidade medieval do mundo árabe. Mais do que qualquer outra cidade do país, Fez parece estar parada no tempo em algum lugar entre a Idade Média e o mundo moderno.


Fez foi fundada em 789, entre montanhas, a cidade passou por períodos de grandes dificuldades e sofrimentos, mas nunca desistiu nem se entregou e hoje o povo se orgulha de ter sua própria cultura, arte e até sua própria culinária. Em 1981, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Como as demais cidades marroquinas, Fez é formada por duas partes: a Medina e a Cidade Nova, construída pelos franceses depois da ocupação em 1912, com amplas avenidas e construções modernas.

O que a faz diferente das demais é que sua medina é dividida, por sua vez, em duas partes: Fes-el-Djedid (a nova Fez) e Fes-el-Bali (a antiga Fez), comumente chamada el-Medina, que é a maior e a mais cativante do país.


A maioria da população de Fez continua a morar na Medina Fes-el-Bali em vez de morar na Cidade Nova, moderna e bastante européia. Porém, sem dúvida, as cidades muradas são as principais atrações de Fez!

E ai esta a velha medida de longe, estamos chegando!
A imensa medina Fes-el-Bali é um imenso labirinto de ruelas e becos, em eterno movimento, com multidões de pessoas vestidas em roupas tribais coloridas, variando de comerciantes de azeitonas e mulheres com véus a caminho dos banhos turcos a comerciantes azafamados e vendedores de água, de tâmaras, de tapetes, roupas, couros, babuchas, especiarias e instrumentos musicais, dentre muitas outras mercadorias. As ruelas são tão estreitas que todo o movimento de transporte de mercadorias e pessoas é feito em mulas, burros e bicicletas.




Fez, a cidade azul, é a capital do artesanato e a exposição destas peças é relativamente bem organizada dentro da medina. Há regiões determinadas para cada tipo de artesanato, de artefatos de latão, a lojas de roupas, passando por especiarias, artigos em couro e tapetes, numa inacreditável confusão!

E no fim, depois de um dia andando pela velha medida em um calor de 40 graus, muuita sede!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário